Neste final de semana (25-27/05/2012) estivemos em Ilha Grande, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, para realizarmos o checkout dos novos amigos de mergulho. Tivemos também a presença de alguns acompanhantes e de mergulhadores já certificados que foram para curtir este lugar de belas paisagens.
Sexta-feira
Saímos de São Paulo por volta das 21:30h e após uma boa viagem, em um ônibus muito confortável, chegamos no pier de Angra dos Reis (RJ) para então embarcarmos para Ilha Grande. Com mar calmo, levamos aproximadamente uma hora para chegar à Pousada. Distribuímos todos em seus quartos para que pudessem descansar um pouco mais, antes que partíssemos para o mar.
O dia amanheceu com céu azul, sem nuvens, espetacular! Uma bela surpresa, já que a previsão era de chuva...
Como de costume, o café da manhã fora servido as 8:00h para que todos tivessem tempo de comer tranquilamente, pois a saída estava marcada para as 9:00h.
O mergulhos do sábado
Tartaruga marinha posando para foto
Nosso primeiro mergulho foi em um ponto muito tranquilo chamado Ponta Grossa, abrigado de ondas e correntes e com uma profundidade adequada para quem está fazendo o primeiro mergulho. Neste ponto há grande diversidade e costumeiramente é frequentado por tartarugas marinhas, que são sempre uma grande atração para nós mergulhadores. E dessa vez fomos presenteados com a presença de uma bela tartaruga que até posou para fotos.
Sorte de princiante: aluna com tartaruga posando para foto
O mergulho durou aproximadamente 30 minutos, com visibilidade de 10m e profundidade máxima de 8m. A temperatura da água estava agradável, em torno de 23°C.
Aluna se preparando para exercício de compartilhamento de ar
O segundo mergulho foi feito em outro ponto, a Ponta do Bananal, também abrigado de ondas, mas que tinha uma leve correnteza. Um local muito bom para checkout, pois apresenta profundidade moderada. Neste mergulho atingimos profundidade de 10m, com visibilidade de aproximadamente 12m e temperatura da água em torno de 22°C; o mergulho durou cerca de 35 minutos.
Terminados os mergulhos, retornamos à pousada por volta das 16:00h para almoçar, tomar banho e bater papo. Como sempre nestas viagens, algumas pessoas se destacam por sua irreverência e capacidade de fazer todos cair na gargalhada. Jantamos e continuamos conversando e rindo muito até sermos vencidos pelo sono. Então, fomos todos descansar. Afinal, o domingo ainda reservava mais dois mergulhos.
Os mergulhos do domingo
O dia amanheceu e o primeiro a acordar foi o Mauro. E a primeira frase que escuto dele foi: "O dia está azul!". Maravilha! Então fomos tomar nosso café da manhã e nos prepararmos para mais um dia de mergulho.
"Sargentinhos" próximo ao flutuante
Após o café, partimos para nosso ponto de mergulho, a Lagoa Verde. Um belo local, com muita diversidade marinha e um atrativo diferente: um restaurante flutuante. Proximo deste flutuante se reunem muitos peixes "sargentinhos", garantindo belas imagens. Fizemos nossos dois mergulhos neste local, com profundidade máxima de 12m, temperatura da água em torno de 22°C, visibilidade de aproximadamente 12m e tempos de mergulho de 25 minutos e 35 minutos cada.
"Falso voador" ou "Coió"
Foi um grande final de semana, com muita diversão, pessoas animadas, hitórias divertidas e novos amigos, onde podemos compartilhar de algo muito bom: o mergulho! Espero encontrá-los em outros mergulhos, com novas histórias...
Da esquerda para direita: Associação de Gorgônia e esponja, com corais-sol incrustados na rocha; "Peixe-morcego"; "Moréia-pintada".
Dados técnicos
Staff Aqualander
- Theo Costa -> Instrutor
- Marcos Pelaes -> Instrutor
- Mauro Jucá -> Divemaster
- Rodrigo Parra -> Divemaster em treinamento
Créditos
Theo Costa -> todas as fotos
Agradecimentos
Obrigado Mauro e Rodrigo, pelo apoio e bom trabalho executado em toda operação.
A todos que estavam presentes nesta viagem.
Logbook
Os dados se encontram na guia Logbook.
- Logbook Checkout Ilha Grande - RJ - 26-27/05/2012