terça-feira, 21 de agosto de 2012

Checkout Advanced Open Water Diver em Ilha Grande

E mais uma vez estivemos em Ilha Grande, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, para realizarmos o checkout de mais um animado grupo de amigos de mergulho. Neste final de semana (18-19/08/2012) realizamos o checkout do nível Básico (Open Water Diver), com o Instrutor Akira, e do nível Avançado (Advanced Open Water Diver), com este que escreve este post.

Como de costume, nos encontramos na Aqualander Mergulho na sexta-feira a noite e por volta das 21:30h partimos rumo ao nosso destino. Após boa viagem, chegamos ao pier de Angra dos Reis (RJ) e para nossa surpresa, fomos presenteados com um forte vento soprando de NE, que agitava um pouco o mar e gelava as orelhas de nossos amigos. Mas, apesar do vento contra de bombordo, atravessamos a Baía de Ilha Grande relativamente rápido, com cerca de 50 minutos de navegação.

Chegando à pousada, seguimos nosso procedimento padrão: distribuímos todos em seus quartos para que pudessem descansar um pouco mais antes que partíssemos para os mergulhos.

O dia amanheceu com céu azul, sem nuvens, porém o vento ainda soprava forte e inquietava nossas mentes que especulavam sobre como iríamos realizar os mergulhos, como estaria a água e para quais pontos partiríamos.

Após um farto café da manhã, seguimos para o barco e depois de uma conversa com o mestre de nossa embarcação, decidimos que nosso primeiro mergulho do dia seria um mergulho profundo no canal de llha Grande, para aproveitar o estofo da maré baixa.

Apesar do vento que agitava um pouco a superfície, não tinha corrente no local, aumentando a segurança do mergulho e nos proporcionando outra surpresa agradável. Geralmente, neste mergulho não temos boa visibilidade devido à suspensão do sedimento do fundo do canal quando a maré está correndo. Nossa surpresa foi quando chegamos aos 25 metros aproximadamente e nos deparamos com uma visibilidade muito boa para este ponto, o que nos permitiu realizar os exercícios com tranquilidade.

Findados os exercícios, iniciamos nossa subida lentamente e realizamos uma parada de segurança, como manda a regra.

Com todos a bordo, seguimos rumo ao nosso segundo ponto para darmos continuidade ao checkout. Mas, como o vento ainda continuava soprando forte, voltamos a especular qual seria o melhor local, pois uma escolha errada nos sujeitaria a uma péssima visibilidade. Levantamos três alternativas e fomos conferir. Chegando a primeira, já havia um barco ancorado no local com mergulhadores e, assim, descartamos este ponto e seguimos para nossa segunda alternativa. Partimos para Lagoa Verde para o mergulho de Navegação submarina e o primeiro check do pessoal do Básico.

A visibilidade da água neste ponto estava excelente. Podíamos ver a areia e as rochas no fundo apenas olhando do barco. Mas, para aferir a visibilidade com maior precisão, enquanto os alunos faziam o exercício de estimativa de distancia com ciclos de pernadas, posicionei-me de forma que pudesse visualizar os alunos que estavam um em cada ponta do cabo da carretilha e assim pude estimar a visibilidade em cerca de 20 metros, o que para esta época do ano é algo muito raro. E já que o vento estava limitando nossas opções, decidimos continuar neste ponto para o segundo mergulho do básico. Encerramos os exercícios e partimos de volta à pousada para almoçar e nos preparar para o mergulho noturno.

Chegando ao pier da pousada, aproveitamos a luz do dia e deixamos nossos equipamentos separados e prontos para o noturno, que seria realizado ali mesmo, na praia do Matariz, que fica em frente à pousada.

Depois do almoço e um bom descanso, seguimos para praia bem no início da noite. Entramos na água a partir da praia e fomos nadando pela superfície até próximo do costão no canto direito da praia. A partir deste ponto, submergimos e seguimos no sentido do costão observando o fundo de areia, onde frequentemente podemos encontrar arraias e pequenos cações-viola. Desta vez, nada de interessante.
Ao atingirmos o costão, seguimos por ele a procura de polvos e lagostas, que são frequentemente observados no local, mas que desta vez não apareceram. Por outro lado, logo no início nos deparamos com uma grande tartaruga que dormia embaixo de uma rocha e tampouco se incomodou com a nossa presença e as luzes de nossas lanternas. Continuamos e logo encontramos outra tartaruga, um pouco menor, descansando sobre uma rocha. Podemos observar também alguns cações-viola na transição rocha/areia e muitos caranguejos se alimentando.

Iniciamos o retorno e encontramos as tartarugas que estavam dormindo, agora acordadas, mas ainda sonolentas, que não se importaram com nossa passagem. Observamos também um pequeno Ofiúro (saiba o que é isso em Conhecendo os Equinodermos) que tentava se esconder sob as algas. Ao partirmos para a areia, encontramos outra tartaruga que dormia despreocupada sobre o fundo. Encerramos o mergulho e voltamos para pousada para jantar e descansar, já que ainda tinha mais um dia de atividades.

No domingo, o dia amanheceu novamente sem nuvens e com o vento que soprava constante, porém com menos força. Como combinado na noite anterior, acordamos mais cedo para adiantar nossa volta para casa após os mergulhos. Tomamos o café da manhã e sem demora partimos para o mar.

Nosso objetivo inicial era realizar um mergulho no Naufrágio Pingüino. Mas, ao chegarmos próximo do local avistamos uma embarcação ancorada sobre ele e fomos informados por nosso mestre de embarcação que outro barco já havia estado ali mais cedo. Com isso, abortamos este mergulho, pois tínhamos certeza que a visibilidade da água no local já estava comprometida. Assim, rumamos para Ponta da Praia Longa, um local abrigado e com profundidades que variavam desde os 3 metros até os 16 metros.

Nesse ponto, a visibilidade estava excelente e o local proporcionava o ambiente perfeito para nossas atividades, o mergulho de Busca e Recuperação e o Mergulho em Multinível.

Com o barco ancorado, sem demora iniciamos nossos mergulhos fazendo a busca e recuperação do cinto de lastro, que podia ser facilmente visto da superfície, facilitando a execução da técnica pelos alunos. Utilizando carretilhas e lift bags eles puderam subir com o cinto de lastro em segurança. Descemos novamente para que eles pudessem demonstrar como fazer alguns nós embaixo d’água. No início foi muito engraçado e tive a sensação que eles iam se amarrar todos e não conseguiriam, mas no final conseguiram demonstrar os nós e deu tudo certo.

Após intervalo de superfície, caímos na água para fazer nossa última atividade do dia, o mergulho em Multinível. Como o planejado, descemos até os 15m e permanecemos por uns cinco minutos e encontramos com uma arraia-prego pequena, depois mudamos para 10m, onde ficamos por cerca de 10 minutos e finalizamos aos cinco metros onde permanecemos por mais aproximadamente 15m, sempre respeitando os limites de tempo indicados pelo computador em cada profundidade.

E assim encerramos nosso checkout em Ilha Grande, com a presença de pessoas muito divertidas, onde pudemos desfrutar de um final de semana de sol, águas claras e muitas risadas.

Dados técnicos

Staff Aqualander
- Akira -> Instrutor
- Marcos Pelaes -> Instrutor
- Marco Dias -> Divemaster em treinamento

Créditos
Jan Wojcicki -> todas as fotos

Agradecimentos
Obrigado Dias, pelo apoio e bom trabalho executado em toda operação.
À todos que estiveram presentes nesta viagem.