quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mergulho no Rio Tietê


(por Marcos Pelaes)

Você já se imaginou mergulhando no Rio Tietê? Pois bem, eu sempre pensei como seria mergulhar neste rio tão conhecido dos paulistanos. Mas é claro que não seria aqui em São Paulo.

O rio

O rio Tietê atravessa praticamente todo o estado de São Paulo. Sua nascente encontra-se no município de Salesópolis, aproximadamente 22km do litoral, desaguando no rio Paraná, no município de Itapura depois de percorrer cerca de 1000km. Neste ponto suas águas se tornam claras e não poluídas, com boas condições de mergulho no período de estiagem, que vai de meados de Maio a Outubro.


http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/saopaulo-geografia.php

Apesar da poluição observada no trecho em que o rio passa pela Região Metropolitana de São Paulo, a partir do município de Barra Bonita suas águas apresentam menos vestígios de contaminação e a transparência começa a melhorar. Mas é em Itapura que se encontram atrativos para o mergulho.

Pontos de Mergulho e História
O primeiro ponto de mergulho, o navio a vapor militar Tamandatahy está naufragado próximo a cidade de Itapura. Um naufrágio no rio Tietê! Sensacional! O município foi uma colônia militar na época do governo Imperial, em 1858. Por se localizar em uma região estratégica, a colônia foi usada como base militar na Guerra do Paraguai. Ainda hoje pode se encontrar as ruínas de um palacete construído na mesma época. Após o fim da guerra, a colônia foi abandonada, voltando a ser habitada por volta de 1910.
Foto: Palacete de Dom Pedro em http://www.ilhasolteira.com.br/colunas/index.php?acao=verartigo&idartigo=1169548311.  

O segundo ponto é a usina submersa. Talvez essa seja a única usina hidrelétrica submersa (e acessível para mergulho) do Brasil!

Na região havia uma grande queda d'água, o Salto de Itapura, onde foi construída uma pequena usina hidrelétrica, a usina de Eloy Chaves.

Em 1960, com a contrução da Usina Hidrelétrica de Jupiá no rio Paraná, abaixo da desembocadura do rio Tietê, as águas do Tietê subiram devido a formação do lago, inundando a antiga colônia e fazendo submergir a usina Eloy Chaves. 

Outro ponto criado pela elevação das águas (o terceiro) é o Salto de Itapura (Foto: Salto de Itapura em  http://www.ilhasolteira.com.br/colunas/index.php?acao=verartigo&idartigo=1169548311), que hoje se encontra submerso e acessível para mergulho.

Mas e a colônia que foi inundada? Bom, parece que ainda é possível avistar vestígios das construções, segundo informações dos moradores.

O quarto ponto de mergulho é a ponte submersa Novo Oriente. Recentemente, foi construída no rio Tietê a usina hidrelétrica de Três Irmãos, localizada no município de Pereira Barreto, cerca de 30km de Itapura. Neste município encontrava-se uma ponte em arquitetura japonesa, que hoje se encontra submersa devido a criação do lago de Três Irmãos (Fotos: Ponte Novo Oriente sendo encoberta pela água - http://www.dee.feis.unesp.br/museu/pereira_barreto/ponte/ponte_novo_oriente.html).



O mergulho

Às vésperas do feriado da Páscoa recebi um e-mail convidando para fazer um mergulho no rio Tietê, já em Itapura. Já que eu iria para Ilha Solteira, distante 35km de Itapura, para passar o feriado, prontamente respondi o e-mail para saber dos detalhes da saída e reservar minha vaga. Conhecendo as condições da água da região para a época, perguntei como estava a visibilidade para saber se valeria a pena ou não. Recebi a resposta: "... temos boas condições...". Foi o suficiente para garantir meu lugar!

A ansiedade para fazer este mergulho era grande, já que há muito tempo queria fazer um mergulho SCUBA na região. Seria apenas um mergulho desta vez, na usina submersa, mas já era o suficiente para saciar a vontade.

Com tudo pronto para partir, rumamos sentido interior. Chegamos em Ilha Solteira na quinta-feira (05/04/2012) a noite. O mergulho seria no sábado, então aproveitei a sexta-feira para revisar algumas coisas e curtir a família.

No sábado de manhã parti para Itapura. A hora marcada para nos encontrarmos era 10:30h. A pontualidade do Paulo, o instrutor que levaria para o mergulho, foi britânica. Ponto positivo! Ele chegou acompanhado do Moisés, jornalista da região que estava fazendo umas fotos para colocar no site do jornal. Logo depois chegaram mais dois mergulhadores que iriam conosco.

Partimos para o ponto, que fica logo em frente a praia da cidade. O Paulo nos falou sobre o ponto, nos equipamos na água, posamos para fotos e lá fomos nós. Enfim estava mergulhando no rio Tietê e em um local que talvez só exista ali, em Itapura. Sensacional!



O mergulho durou cerca de 45 minutos, mas foi suficiente para visualizarmos algumas estruturas da usina. Fizemos o mergulho praticamente todo do lado de fora, com apenas algumas incursões que nos permitiam acessar a superfície facilmente. Passamos por uma estrutura de janelas imensa que dava pra ver a luz do sol, subimos escadas, passamos por algumas lajes... Incrível!

Infelizmente não tenho fotos sub deste mergulho, apenas estas de superfície. Mas basta fechar os olhos e lembrar do mergulho que o "filme" passa na mente. :)

O log deste mergulho foi:

Local: Usina submersa - Itapura (SP)
Profundidade: 10m
Tempo de fundo: 45minutos
Visibilidade: 6m
Temperatura da água: 26°C
Temperatura ambiente: ~36°C

Este com certeza entrou na lista dos melhores mergulhos que já fiz! E como já senti o gostinho, pretendo voltar pra lá mais vezes para conhecer o restante dos pontos.

Agradecimentos especiais:
Paulo Longo - Instrutor de mergulho
Moisés Eustáquio Oliveira - Fotos

Para mais informações sobre os mergulhos na região, entre em contato pelo e-mail info.hidrofilia@gmail.com.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se existe imagens da ponte novo oriente em Pereira Barreto,hoje éla esta submersa , gostaria de fotos dela embaixo da agua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não tenho imagens da ponte submersa. Espero que em breve tenha fotos dela para publicar aqui no blog.
      Abraço.

      Excluir